Aviso Prévio de Greve – Inspectores Sanitários

AVISO PRÉVIO DE GREVE

MÉDICOS VETERINÁRIOS DA INSPEÇÃO SANITÁRIA 
DA DIREÇÃO-GERAL DE ALIMENTAÇÃO E VETERINÁRIA

I. O Sindicato Nacional dos Médicos Veterinários (SNMV) vem comunicar ao Primeiro-Ministro, ao Ministro das Finanças, ao Ministro do Trabalho, da Solidariedade e Segurança Social, ao Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, à Secretária de Estado da Administração e do Emprego Público, ao Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação e ao Diretor-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) o seguinte.

II. Nos termos do artigo 57.º da Constituição da República Portuguesa, dos artigos 394.º, 395.º e 396.º da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas (LGTFP) e dos artigos 530.º, 531.º, 532.º, 534.º, 535.º, 536.º, 537.º e 540.º do Código do Trabalho, os Médicos Veterinários da Inspeção Sanitária dos serviços centrais e regionais da DGAV irão exercer o direito à greve, entre as 00:00 do dia 28 de maio de 2018 e as 24:00 do dia 2 de junho de 2018, sob a forma de paralisação total de trabalho, assegurando os serviços mínimos descritos em IV.

III. Os objetivos da greve são os seguintes:
a) Criação da Carreira Especial de Inspeção Sanitária, dado que a carreira geral de técnico superior não se adequa às funções desempenhadas por estes trabalhadores, que exigem horários de trabalho por turnos e ausência de local de trabalho fixo;
b) O fim do processo de municipalização da inspeção sanitária, mantendo os serviços de inspeção sanitária na administração central;
c) O cumprimento e a aplicação do Despacho n.º 40/G/2017 da DGAV, nomeadamente no que respeita ao pagamento atempado dos suplementos remuneratórios devidos.

IV. Para os efeitos do disposto no n.º 2 do artigo 396.º e do artigo 397.º da LGTFP, devem ser assegurados os serviços que resultem de tarefas de abate sanitário por razões de saúde pública ou de bem-estar animal, bem como os que resultem de quaisquer outras situações de urgência originadas, designadamente, em acidente ou catástrofe natural, que ocorram durante o período de greve.

V. O presente aviso prévio de greve não contempla nenhuma proposta de definição dos serviços necessários à segurança e manutenção do equipamento e instalações, referida na primeira parte do n.º 2 do artigo 396.º da LGTFP, por não ser necessária.

Lisboa, 11 de maio de 2018,

A Direcção do Sindicato Nacional dos Médicos Veterinários

partilhar artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

SNMV 75 anos ao Serviço da Classe Médico-Veterinária

Faça parte. Conheça as vantagens e inscreva-se.