SNMV_LOGO

Carreira especial de inspeção veterinária Projeto de Lista Nominativa

I. Na sequência da entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 141/2019, de 19 de setembro, que estabelece o regime de carreiras especiais das inspeções setoriais, a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (“DGAV”) encontra-se a preparar a transição de técnicos superiores para a carreira especial de inspeção veterinária.

II. Para esse efeito, a DGAV disponibilizou um projeto de lista nominativa de transição dos atuais Técnicos Superiores em regime de Contrato de Trabalho em Funções Públicas por Tempo Indeterminado da DGAV para a nova Carreira Especial de Inspeção (“Projeto de Lista Nominativa”).

III. Os interessados podem pronunciar-se sobre este Projeto de Lista Nominativa até ao próximo dia 28 de outubro de 2019.

IV. O Sindicato Nacional dos Médicos Veterinários (“SNMV”) recorda que o Decreto-Lei n.º 141/2019, de 19 de setembro, consagrou diversas soluções que contrariam propostas do SNMV e prejudicam os Médicos Veterinários, nomeadamente no regime remuneratório, na isenção de horário de trabalho e em relação ao domicílio necessário.

V. No entanto, o SNMV considera que os Médicos Veterinários devem procurar ativamente corrigir eventuais erros ou falhas do Projeto de Lista Nominativa.

VI. O SNMV já apresentou um pedido de esclarecimentos sobre o Projeto de Lista Nominativa à DGAV, até agora sem resposta.

VII. Face ao exposto, o SNMV apela aos Médicos Veterinários que se consideram afetados pelo Projeto de Lista Nominativa para se pronunciarem perante a DGAV, indicando claramente a sua concordância ou discordância com a inclusão ou exclusão e em que medida se consideram prejudicados na evolução da carreira.

VIII. Esta é a postura que o SNMV entende adequada face ao Projeto de Lista Nominativa, que é um documento provisório e que pode ser alterado pela DGAV, não se devendo aproveitar a discussão do mesmo para sinalizar outras formas de protesto.

IX. No final deste processo, tendo em conta as queixas que têm chegado ao SNMV, o SNMV pondera apresentar uma exposição à Provedora de Justiça e, eventualmente, caso se justifique, impugnar judicialmente a Lista Definitiva que venha a ser elaborada pela DGAV.

X. Por fim, face às dúvidas geradas junto dos Médicos Veterinários, o SNMV informa que irá solicitar à DGAV uma prorrogação do prazo de 28 de outubro de 2019, para que os Médicos Veterinários, possam, de forma mais esclarecida, tomar a posição que melhor acautele os seus direitos.


A Direcção do SNMV

partilhar artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

SNMV 75 anos ao Serviço da Classe Médico-Veterinária

Faça parte. Conheça as vantagens e inscreva-se.