Comunicado SNMV – CRIAÇÃO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE ANIMAIS DE COMPANHIA – SIAC

I. O governo aprovou na Reunião do Conselho de Ministros de hoje o decreto-lei que cria o Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC), estabelecendo as normas de identificação destes animais.

II. O SIAC integrará os registos dos animais de companhia inscritos no Sistema de Identificação e Recuperação Animal (SIRA), mantido pelo Sindicato Nacional dos Médicos Veterinários (SNMV), e os registos dos animais de companhia inscritos no Sistema de Identificação e Registo de Caninos e Felinos (SICAFE), mantido pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

III. A partir de agora, passará a haver uma única base de dados, permitindo que a detenção dos animais de companhia se faça com mais segurança, dificultando o abandono e contribuindo para o bem-estar dos animais.

IV. Além disso, o SIAC irá também permitir aos Médicos Veterinários a prestação de serviços mais eficientes e com mais qualidade aos donos dos animais de companhia.

V. A criação de uma única base de dados era uma antiga reivindicação do SNMV que, após anos de negociações entre SNMV e DGAV, foi finalmente concretizada, demonstrando que a opção do SNMV por este modelo estava certa.

VI. O SNMV irá gerir ativamente o SIAC da forma que será conhecida quando o mesmo entrar em funcionamento.

VII. Face ao exposto, o SNMV congratula-se com a criação do SIAC e mostra-se, mais uma vez, ao serviço da profissão de Médico Veterinário e dos cidadãos, contribuindo com soluções que trazem benefícios para todos.

Lisboa, 30 de maio de 2019,

A Direção do Sindicato Nacional dos Médicos Veterinários

partilhar artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

SNMV 75 anos ao Serviço da Classe Médico-Veterinária

Faça parte. Conheça as vantagens e inscreva-se.