Comunicado SNMV – Greve da Inspecção Sanitária

Greve dos trabalhadores da inspeção sanitária da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária de 30 de abril a 5 de maio de 2018

Na sequência da apresentação pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS) do pré-aviso de greve dos trabalhadores da inspeção sanitária – médicos veterinários e assistentes técnicos – da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), de 30 de abril a 5 de maio de 2018, o Sindicato Nacional dos Médicos Veterinários (SNMV) vem proceder ao seguinte comunicado:

1. A FNSTFPS estabeleceu como objetivos para esta greve a exigência da criação da carreira especial de inspetor sanitário, a eliminação do processo de municipalização da inspeção sanitária em curso e a aplicação do Despacho n.º 40/G/2017, de 17 de novembro, da DGAV, relativo ao domicílio necessário e à inspeção sanitária em estabelecimentos de abate e postos de inspeção fronteiriça.

2. O SNMV é profundamente solidário com esta greve e com os seus objectivos, estando na disposição de garantir o acesso ao fundo de greve aos nossos associados que aderirem à mesma.

3. O SNMV só não emitiu também um pré-aviso de greve por estar a aguardar a marcação de audiências com S. Exa. o Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação e com o Diretor-Geral de Alimentação e Veterinária, não querendo com isso pôr em causa este processo negocial.

4. O SNMV manifesta a sua preocupação com o processo de municipalização da inspeção sanitária em curso, que implica uma extensa descentralização de competências que pode prejudicar o interesse público.

5. Além disso, este processo tem tido como consequência a criação de vínculos precários entre os médicos veterinários e os assistentes técnicos e os municípios, o que é expressamente condenado pelo SNMV.

A Direcção do SNMV

partilhar artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

SNMV 75 anos ao Serviço da Classe Médico-Veterinária

Faça parte. Conheça as vantagens e inscreva-se.