“Dermatologia sem segredos” – XV Congresso Hospital Veterinário Montenegro

Entre 22 e 24 de Fevereiro, Santa Maria da Feira é a capital ibérica da Medicina Veterinária com a realização do XV Congresso Hospital Veterinário Montenegro. O evento conta com a presença de cerca de 2000 médicos veterinários, dos quais 500 espanhóis, e alguns dos maiores especialistas europeus em Medicina Veterinária, nomeadamente Luis Ferrer, Ana Oliveira, Diana Ferreira, Pachi Clemente e Patrícia Poeta, entre outros.

Subordinada ao tema “Dermatologia Sem Segredos“, esta 15.ª edição, daquele que é maior congresso de Medicina Veterinária que se realiza em Portugal, e um dos maiores da Europa, irá apostar num formato inovador, “mais apetecível e produtivo para os visitantes “, diz Luís Montenegro, director do Hospital de Referência Veterinária Montenegro e um dos principais responsáveis e organizadores deste evento. O congresso terá em funcionamento simultâneo cinco salas com palestras científicas: Medicina Veterinária, Enfermagem Veterinária, sala de comunicações científicas, sala Primeiros Socorros, para além do auditório no pavilhão comercial. “Vamos ter a apresentação de casos clínicos em directo, desafiando um médico veterinário convidado a diagnosticar doenças em tempo real e respectivos tratamentos para casos que não conhece previamente”, salienta Luís Montenegro.

“No sábado, dia 23, teremos em funcionamento a sala de primeiros socorros. Trata-se de um espaço destinado a bombeiros e que visa dar resposta e fornecer competências para o resgate de animais e prestação de primeiros socorros em várias situações do dia-a-dia, nomeadamente no caso de acidentes rodoviários”, frisa o director do Hospital de Referência Veterinária Montenegro.

O congresso irá ainda homenagear o Prof. Miguel Faria, figura determinante na organização deste evento, com a criação do «Prémio Científico Prof. Miguel Faria», no valor de 1000 euros, que visa distinguir a melhor comunicação livre e que será entregue pela família. “As comunicações científicas têm sido de uma qualidade extremamente elevada e são um orgulho para a classe. Em 2018 reuniu 85 submissões, o maior número de sempre, e que esperamos superar”.

O congresso termina dia 24 de Fevereiro, com a “Corrida do Veterinário”, de 10 quilómetros, aberta a toda a sociedade e com prémios atrativos; e a “Caminhada com o cão”, de 5 quilómetros e onde podem participar famílias e animais. Estas atividades têm um custo de inscrição, sendo que 1€ irá reverter para a Veterinários sem Fronteiras (VSF Portugal) ou a Associação dos Amigos dos Animais de Santa Maria da Feira (Aanifeira).

“Orgulhamo-nos de organizar o congresso com maior representatividade de profissionais desta área. No ano transato reunimos 1300 médicos veterinários, 460 estudantes de medicina veterinária e 580 enfermeiros e estudantes de enfermagem veterinária, dos quais cerca de 300 congressistas espanhóis”, desta Luís Montenegro. Este ano o objectivo passa por “elevar a fasquia dos congressos de medicina veterinária com o nosso projeto – arrojado e inovador – que oferece conhecimento sem descurar momentos de lazer e bem-estar”.

Consulte o programa:
✅ Pavilhão Comercial ➡ https://congressohvm.com/palco-do-pavilhao-comercial/
✅ Sala de Medicina Veterinária ➡ https://congressohvm.com/xv-congresso-de-medicina/
✅ Sala de Enfermagem Veterinária ➡ https://congressohvm.com/programa-congresso-enfermagem-veterinaria/
✅ Sala de Primeiros Socorros ➡ https://congressohvm.com/sala-de-primeiros-socorros/

partilhar artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

SNMV 75 anos ao Serviço da Classe Médico-Veterinária

Faça parte. Conheça as vantagens e inscreva-se.