SINDICATO NACIONAL DOS MÉDICOS VETERINÁRIOS | geral@snmv.pt | 213 430 661

Lançamento SIRA Online

sira[31 de Maio de 2011] Lançamento do serviço Online do SIRA

Caros Colegas,
O Sindicato Nacional dos Médicos Veterinários instalou e implementou em 1992, o SIRA – Sistema de Identificação e Recuperação Animal.

À data a identificação de animais de companhia, designadamente cães e gatos, não era obrigatória e não estava regulamentada por lei, no entanto pareceu ao SNMV que era vantajoso e, até, imprescindível para a salvaguarda da Saúde Pública, da Saúde Animal e da defesa dos animais (começava então a estudar-se o que viria a ser mais tarde consagrado, a Definição Legal de “Bem Estar Animal”), introduzir o conceito de atribuir aos médicos veterinários um novo serviço aos seus clientes na lógica de que a identificação era importante para, entre outras, preocupações de “animal perdido…animal encontrado” , fazendo uso de uma “ferramenta” tecnologicamente avançada como o era a I.D.E (Identificação Electrónica) e o lançamento de uma Base de Dados para os fins em vista.

Entretanto, a legislação foi alterada várias vezes e passou mais recentemente a ser obrigatória a identificação e o registo de todos os animais nascidos a partir de Julho de 2008, sendo que esta mudança alterou substancialmente a quantidade e qualidade dos nossos serviços. Simultaneamente foi implementado um sistema de registo governamental, o que introduziu mais dificuldades na gestão de duas bases de dados, se bem que as fichas do SIRA sejam pressupostamente entregues nas Juntas de freguesia pelos donos dos animais, para efeitos do respectivo licenciamento municipal, esse sim, obrigatório de há muitos anos a esta parte.

Neste sentido decidimos passar a estudar uma alteração que respondesse às novas necessidades, face ao esforço e custos desta alteração.
A solução passou pela criação e implementação de um Sistema de Identificação e Registo Online. Depois da sua concepção e de testes que têm sido desenvolvidos estamos em condições de o lançar, pronto a ser utilizado por todos os actuais utentes do SIRA, os Médicos Veterinários.

Assim, se já é utilizador dos serviços do SIRA, poderá solicitar a sua adesão e ser-lhe-á enviada por email uma password para poder ter acesso à base de dados permitindo-lhe registar directamente todos os animais que identifica, evitando o preenchimento das fichas em papel, bem como o acesso directo a um conjunto de informações, que até à data não tinha acesso,

Para mais informações sobre o SIRA Online e toda a documentação para acesso ao serviço, faça download do seguinte PDF.

Sobre snmv