SINDICATO NACIONAL DOS MÉDICOS VETERINÁRIOS | geral@snmv.pt | 213 430 661

Milhões de € de rendimentos transferidos todos os anos para o estrangeiro agravam défice e dívida externa

ENTRE 2000 E 2010, FORAM TRANSFERIDOS PARA O ESTRANGEIRO 147.083 MILHÕES € DE RENDIMENTOS, CAUSANDO A DESCAPITALIZAÇÃO DO PAÍS.
No debate publico que se tem verificado sobre o défice e a divida externa do País, normalmente subentende-se que o défice externo resulta do défice da Balança Comercial (as importações bens serem muito auperiores às exportações), e faz-se crer que, com o aumento das exportações, o problema do défice poderia ser resolvido ou fortemente atenuado.

No entanto, isso não é verdade, pois uma parcela cada vez maior do défice externo resulta do saldo negativo da Balança de Rendimentos, e este,
contrariamente ao que se poderá pensar, não resulta apenas do pagamentos de juros pelo Estado da sua divida ao estrangeiro. Ele tem como
causa imporatnte a transferências de lucros e dividendos para o exterior e de rendimentos de”investimentos de carteira”, e parte importante destes não são divida pública. É o que Eugénio Rosa mostra no estudo abaixo referênciado utilizando dados do Banco de Portugal divulgados em Junho de 2011.

Para descarregar este Documento carregue aqui.

Sobre snmv