SINDICATO NACIONAL DOS MÉDICOS VETERINÁRIOS | geral@snmv.pt | 213 430 661

Questionário para Projecto de investigação «Diagnóstico organizacional: uma abordagem psicológica para a promoção da qualidade de vida e da produtividade»

questO projecto de investigação «Diagnóstico organizacional: uma abordagem psicológica para a promoção da qualidade de vida e da produtividade», a desenvolver na Universidade Católica Portuguesa (Braga), Faculdade de Filosofia no âmbito do Mestrado de Psicologia do Trabalho e das Organizações, pretende analisar o tecido produtivo nacional público e privado.
O projecto de investigação «Diagnóstico organizacional: uma abordagem psicológica para a promoção da qualidade de vida e da produtividade», a desenvolver na Universidade Católica Portuguesa (Braga), Faculdade de Filosofia no âmbito do Mestrado de Psicologia do Trabalho e das Organizações, pretende analisar o tecido produtivo nacional público e privado.

A investigação de natureza empírica e quantitativa utiliza dois tipos de instrumentos:

(i) instrumentos aferidos pela comunidade científica internacional e validados para a população portuguesa;
(ii) instrumentos criados pela comunidade científica nacional seguindo os modelos definidos pela comunidade científica internacional. Assim, serão utilizadas as seguintes escalas:
a) Clima Social no Trabalho (Moos & Insel, 1974; Lobo & Fernández, 2001);
b) Topofilia (Ogunsentein, Lobo, Tavares, Silva e Ferreira, 2013);
c) Tensão Laboral (Meliá, 1994)
d) Satisfação Laboral (Meliá & Peiró, 1989);
e) Escala de Centralidade do Trabalho (Lobo, Ferreira, Dias, Ferreira, Martins, Moreira e Peixoto, 2013);
f) Recovery Experience Questionnaire (Sonnentag & Fritz, 2007; Lobo & Pinheiro, 2012). Os resultados serão analisados em Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) e a investigação tem fins exclusivamente científicos, pelo que as informações são confidenciais e anónimas.

Nesse sentido vinha solicitar autorização para divulgação do questionário aos funcionários deste organismo através dos nossos recursos de partilha de informação.

O questionário está acessível aqui.

Sobre snmv