SIAC – Decreto-Lei n.º 82/2019, de 27 de junho

I. Foi ontem publicado o Decreto-Lei n.º 82/2019, de 27 de junho, que estabelece as regras de identificação dos animais de companhia, criando o Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC).

II. O SIAC integrará os registos dos animais de companhia inscritos no Sistema de Identificação e Recuperação Animal (SIRA), mantido pelo Sindicato Nacional dos Médicos Veterinários (SNMV), e os registos dos animais de companhia inscritos no Sistema de Identificação e Registo de Caninos e Felinos (SICAFE), mantido pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

III. Finalmente, passa a haver uma única base de dados de animais de companhia, dando mais segurança aos detentores dos animais, combatendo o abandono e contribuindo para o bem-estar dos animais.

IV. Além de permitir que os Médicos Veterinários possam prestar serviços com mais qualidade.

V. A publicação deste diploma é o culminar de anos de trabalho do SNMV, que sempre procurou negociar com a DGAV a criação de uma única base de dados.

VI. O SIAC irá ser gerido pelo SNMV e entrará em funcionamento a 25 de outubro de 2019.

VII. O SNMV considera que o SIAC é a demonstração de como é possível o SNMV criar serviços que beneficiam a profissão de Médico Veterinário e trazem vantagens para os cidadãos.

Lisboa, 28 de junho de 2019,

A Direção do Sindicato Nacional dos Médicos Veterinários

partilhar artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

SNMV 75 anos ao Serviço da Classe Médico-Veterinária

Faça parte. Conheça as vantagens e inscreva-se.